Theatro Municipal mistura clássico e arte de rua em nova montagem de Carmina Burana
Clássico e passinho no Theatro Municipal
No palco do Theatro Municipal do Rio, o clássico e a arte de rua se encontram. A nova montagem de Carmina Burana, em cartaz até domingo, traz para a ópera elementos como passinho, breaking, pole dance e vogue, em diálogo com coro, orquestra e ballet.
A obra, composta em 1937 por Carl Orff, fala sobre a sorte, a fragilidade da vida, o prazer e o amor — temas universais que agora ganham uma cara nova.
O dançarino Gabriel Henrique, da Baixada Fluminense, entrou pela primeira vez no Theatro Municipal já como parte do elenco.
“Sempre tive muita curiosidade, né?! Esse tá sendo meu primeiro contato. E tá sendo grandioso por estar trazendo a cultura do passinho para dentro do Theatro Municipal do Rio”, disse.
Ele é um dos 300 artistas envolvidos na montagem, que aposta na diversidade de expressões corporais para ampliar a experiência do público.
Encontro de estilos
Para o dançarino de breaking Kapu Araújo, a proposta parecia improvável no início. “Colocar um breaking dentro de uma ópera... eu não entendia como ia encaixar tudo isso no contexto. Depois fui entendendo a história e ficou natural. Está sendo algo muito rico. Todos os dias a gente aprende muito com cada pessoa aqui, porque são profissionais incríveis em cada área.”
A soprano Michele Menezes, do próprio Theatro Municipal, também destaca o impacto positivo da fusão: “Achei uma experiência muito enriquecedora. Trouxe uma riqueza, um colorido especial pro espetáculo. Inclusive pros funcionários da casa e pros bailarinos, que vão levar também essa forma de usar o corpo para transmitir emoções.”
Atraindo novos públicos
O diretor cênico Bruno Fernandes explica que a ideia é abrir espaço para diferentes formas de fazer arte — e atrair quem nunca se imaginou sentado naquela plateia.
“Se eu não me vejo ali, isso não me pertence. O objetivo é esse: mostrar que ópera não é chata, ballet não é chato, concerto não é chato. O que falta é apresentar isso de uma maneira em que as pessoas se identifiquem.”
A drag queen Maybelove, que também integra a montagem, resume o espírito do projeto: “É muito interessante esse encontro das artes. Da nossa arte com essa arte. E que lindo, né?! E que chique!”
Festival Oficina da Ópera
Carmina Burana será apresentada como parte do III Festival Oficina da Ópera 2025, que chega ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, de 8 a 14 de setembro.
Serão apresentados no festival três títulos: nos dias 8 e 9, às 19h, Dido e Eneas, de Henry Purcell; 10 e 11, às 19h, O Afiador de Facas, de Piero Schlochauer; e 12 e 13, às 19h, e 14, às 17h, será a vez de Carmina Burana, Cantata Cênica de Carl Orff. Com o Patrocínio Oficial Petrobras, o Festival contará com Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, Ensembles OSTM e CCTM e “Ballet Carmina Burana”. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Theatro ou através do site.FONTE: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/09/13/theatro-municipal-mistura-classico-e-arte-de-rua-em-nova-montagem-de-carmina-burana.ghtml