Vídeos mostram ônibus usados como barricadas por criminosos em São João de Meriti e Chapadão
01/09/2025
(Foto: Reprodução) Vídeos mostram ônibus usados como barricadas por criminosos em São João de Meriti e Chapadão
Vídeos obtidos com exclusividade pelo RJ2 imagens inéditas que revelam a ação de criminosos utilizando ônibus como barricadas em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, na última quinta-feira (28). Pelo menos 14 coletivos foram utilizados como barricadas, segundo a empresa.
Nesta segunda-feira (1), foi a vez de problemas no Chapadão, na Zona Norte do Rio. Dois ônibus da Viação Pavunense foram atravessados na Estrada Rio do Pau, bloqueando completamente o tráfego.
Ônibus foram usados para bloquear o trânsito no Complexo do Chapadão
Reprodução/TV Globo
Os registros, captados por câmeras de segurança dos próprios veículos, mostram o momento em que motoqueiros abordam motoristas, exigem as chaves sob ameaça e atravessam os coletivos nas ruas para impedir o avanço da polícia.
Em uma das gravações, um dos criminosos chega a sacar uma arma antes de entrar no ônibus e fugir na garupa de outro motociclista.
Ao todo, 14 veículos da empresa Transportes Flores foram usados na ação, que ocorreu após a morte de um traficante durante operação da Polícia Militar na região.
A Transportes Flores, que atende oito municípios da Baixada, teve nove linhas suspensas e outras 14 prejudicadas.
“Ficamos inoperantes das 17h até o fim da noite. Cerca de cinco mil passageiros deixaram de ser atendidos”, afirmou Paulo Jerônimo, gerente de planejamento e controle da empresa.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 RJ no WhatsApp
"Nós perdemos aí em média 5 mil passageiros, que deixaram de ser atendidos porque não operamos com nove linhas, e 14 linhas foram prejudicadas na questão do itinerário", afirmou.
"Pela primeira vez desde que começou a transportar passageiros, há 68 anos, a Transportes Flores teve 14 ônibus sequestrados ao mesmo tempo. Na última quinta-feira (28), por volta das 18h, os criminosos pararam os veículos, forçaram os motoristas a entregar as chaves e os passageiros desceram. O centro de São João de Miriti parou. Os ônibus foram usados como barricada", diz a nota da empresa.
Novo protocolo
PM e empresas de ônibus discutem medidas para impedir uso de veículos como barricadas
A Polícia Militar informou que iniciou um novo protocolo de atuação para conter esse tipo de crime. Na semana passada, representantes do sindicato das empresas de ônibus da capital se reuniram com a PM em busca de estratégias de prevenção.
"Nós estamos informando previamente a Rio Ônibus sobre as operações. O protocolo de prevenção vai ser por parte deles, avaliando os riscos, o número de linhas que estão na região, as alternativas, e principalmente comunicar a população"
Desde 2020, por decisão do Supremo Tribunal Federal, a polícia do Rio é obrigada a comunicar previamente suas operações a órgãos como as secretarias de Saúde, Educação e o Ministério Público.
A medida visa proteger serviços essenciais, como escolas e postos de saúde, que podem ser fechados em caso de confrontos. Agora, o transporte público também entra na lista de serviços impactados pela violência urbana.
A Rio Ônibus disse que o novo protocolo vai permitir o desvio preventivo das linhas em áreas de risco, minimizando o risco para passageiros e rodoviários.